Avaliação Econômica de Empresas

  • Por: agenciaspasso
  • Artigo
  • 0 Comentários

Recentemente, conseguimos demover um cliente da ideia nefasta de vender a sua participação societária. E como? Simplesmente demonstrando pra ele que o valor que pleiteava representava meros 10% (dez por cento) do valor de avaliação das suas quotas sociais.

É importante que você, quando decidir sair de uma sociedade, tenha ciência clara do quanto valem as suas quotas. Não se pode mensurá-las tão somente pelo seu valor nominal. O valor de suas quotas tem que englobar o nome empresarial, o local de funcionamento da empresa, seu tempo de existência e perenidade, sua carteira de clientes, a mão de obra existente e qualificação de seu corpo dirigente, bem como a expectativa de resultados.

Como se faz isso?

Não é uma tarefa simples, até porque não há um modelo ou uma fórmula para se calcular o famigerado “ativo intangível” da pessoa jurídica. Mas pode-se partir de dados buscados junto à escrituração contábil da empresa, em indicadores de rentabilidade do segmento de atuação desta ou mesmo a comparação com os principais concorrentes daquela.

Em nossa vida profissional, realizamos inúmeras avaliações de empresas, surpreendendo os nossos clientes com os resultados apresentados.

Assim, antes de oferecer a sua participação ou mesmo a sua empresa para outrem, contrate um profissional experiente para calcular o valor da empresa. Por certo você não perderá dinheiro nessa operação, tampouco restará o sentimento de ter sido lesado na venda das suas quotas.

Fale conosco: 31 32266903.

Postado em: Artigo