OBJETIVO
Em tempos de crise, o que se deve fazer?
Controlar eficientemente a sua empresa.
Mas como fazê-lo?
Há vários meios para isso. Uma empresa com controles adequados sobre seus ativos e passivos assegura giro seguro dos ativos, protege o patrimônio e aumenta a sua lucratividade.
Controles deficientes podem acarretar descontinuidade nas operações da empresa, levando-a à insolvência.
O curso tem por objetivo orientar o empresário na aplicação de conceitos de controle sobre os seus bens e direitos, bem como sobre suas contas a pagar e demais obrigações, compreendendo:
a- Proteção dos ativos contra o uso indevido por parte de terceiros, perdas por roubo, por deterioração etc;
b- Desenvolvimento da eficiência, a eficácia e a efetividade nas operações realizadas;
c- estímulo e acompanhamento do cumprimento das políticas administrativas prescritas; e
d- verificação quanto à exatidão e à fidelidade dos dados da Contabilidade.
Você vai ficar parado ou vai continuar a agir como antes?
INSTRUTOR
Amaury Rausch Mainenti
Advogado, Auditor, Contador e Perito Judicial, com mais de 30 anos de atuação profissional. Ex-Professor de Direito Tributário, Perícia Contábil e Auditoria na Faculdade de Ciências Empresariais (FACE) da Universidade FUMEC.
PÚBLICO-ALVO
Empresários, contadores, administradores e demais profissionais que atuem na direção de sociedades empresariais e não empresariais.
CARGA HORÁRIA
8 horas aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1- O que é um sistema de controles internos.
2- Por que controlar é necessário?
3- Princípios gerais de controle interno:
3.1- Caixa: como elaborar boletins de caixa. Definição de rotinas operacionais. Adoção do Fundo Fixo de Caixa. Atribuições das funções de caixa. Responsabilização civil e criminal. Termo de responsabilidade. Elaboração de fluxo de caixa.
3.2- Bancos: como fazer adequadas conciliações bancárias. Resolução das pendências. Adoção de rotinas de pagamentos e recebimentos. Controles sobre acessos a dados bancários. Responsabilização do encarregado da tesouraria. Definição de limites de alçada para autorizar operações bancárias.
3.3- Aplicações financeiras: conferência dos títulos. Conciliações. Registros. Autorização para efetivação de aplicações.
3.4- Gerenciamento de contas a receber e a pagar: adoção de medidas eficazes de controle permanente sobre os valores a receber e a pagar, particularmente quanto à guarda e manutenção dos títulos, tais como organização adequada dos setores de Contas a Pagar e de Contabilidade, no sentido de manter as obrigações sob permanente controle e vigilância quanto a posições e vencimentos dos títulos; registros adequados, suficientes e em tempo legal; que evitem pagamentos indevidos, em atraso ou em duplicidade.
3.5- Controles quanto à guarda e proteção dos materiais estocados: um almoxarifado adequadamente estruturado caracteriza-se pela adoção de medidas eficazes de controle e vigilância permanentes sobre os estoques, quanto à sua guarda e movimentação, exercida por profissionais devidamente treinados e que impeçam a ocorrência de furtos, roubos, desvios, deterioração, perdas por obsolescência etc. Definição das rotinas de compras.
3.6- Controles quanto à guarda e proteção dos bens do ativo imobilizado: desenvolvimento de um sistema de individual dos bens do imobilizado; estabelecimento de responsabilidade funcional sobre os bens locados aos vários setores operacionais; assinatura de termos de responsabilidade pelos bens locados; autorização prévia para a movimentação, controle e registro dos bens, interna e externamente; identificação dos bens mediante sistema de numeração ou codificação. Procedimentos para inventário periódico.
3.7- Departamento de pessoal: De maneira geral, os controles mantidos sobre a área de Pessoal devem abranger a revisão ou atualização periódica dos procedimentos ou instruções existentes quanto ao cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, bem como a compatibilização dos cargos com as exigências operacionais da Entidade. Exemplos: excesso de empregados em determinadas áreas, insuficiência em outras, cargos não previstos ou não preenchidos; o que pode ou não ser exigido do empregado.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Sob consulta
METODOLOGIA
As aulas são expositivas, com ampla participação e engajamento dos alunos, proporcionando vasta troca de experiências entre os presentes.
NÚMERO DE VAGAS
8 pessoas
INVESTIMENTO
Sob consulta
INFORMAÇÕES
(31) 3292-0964 / 9775-5450
contato@rauschmainenti.adv.br / edu-executiva@hotmail.com